sexta-feira, outubro 29, 2010

Trick-or-treat

Uma das principais actividades tradicionais do Halloween é o TRICK-OR-TREAT...
Os alunos do 1ºano, acompanhados pela Professora de Inglês, andaram de sala em sala pedindo doces ou travessuras... Hmmmm...

Semana da Biblioteca Escolar

Comemorámos a Semana da Biblioteca Escolar entre os dias 25 e 29 de Outubro!
Nesse âmbito, os alunos do 1ºciclo fizeram uma visita guiada à biblioteca da escola. A Professora Ana Paula explicou-lhes como utilizar correctamente esse espaço.


Depois de relembrarem algumas regras básicas, ficaram a conhecer a forma como o espaço e os livros estão organizados. De seguida, distribuiu o guião de utilizador pelos alunos.
Guião de Utilizador

Ainda nesse âmbito, a Professora Ana Paula distribuiu por cada sala  de aula e sala de J.I. um saco-livreiro, para empréstimo domiciliário e para serem explorados na sala de aula. A leitura não tem limites nem fronteiras!

Vinda de Pedro Leitão à escola

Na semana da Biblioteca Escolar  tivemos a presença do autor e ilustrador Pedro Leitão.

Querem saber como foi?

No refeitório da escola, logo pela manhã, recebemos a visita de Pedro Leitão.


Íamos ouvir a história " Os artistas da Almofadinha Verde".



E não é que começámos a participar na história!!! Lemos, rimos e aplaudimos a história que ouvimos.


MAS TÍNHAMOS AINDA UMA SURPRESA! O ilustrador pegou em canetas de cor e... começou a desenhar ali mesmo para nós. Foi o máximo!!! Aplaudimos de pé o resultado e adorámos a sua visita.



Seguiu-se uma sessão de autógrafos. Foi um dia magnífico.


Texto elaborado pelos alunos do 2ºano.

segunda-feira, outubro 25, 2010

"Aprende a Mudar"

A enfermeira Patrícia, do Centro de Saúde, esteve na sala do 1ºano de escolaridade para desenvolver o projecto "Aprende a Mudar".
Sensibilizou os alunos para o tema "Alimentação", a partir da visualização de um powerpoint. Alertou-os para a importância de uma alimentação saudável, explorando a roda dos alimentos,  e relembrou as regras de higiene alimentar.

segunda-feira, outubro 18, 2010

"Levanta-te Portugal"


No dia 17 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza. A escola juntou-se à campanha global contra a Pobreza Zero, assinalando o evento: "Levanta-te Portugal". Um gesto de solidariedade para mostrar a força de união na luta contra a pobreza e a desigualdade.
Em Assembleia de Turma, os alunos visualizaram um filme alusivo à temática e debateram esta problemática.


No exterior da escola, afixou-se uma faixa branca de forma a sensibilizar também a comunidade local.

Nham.. Nham...

Comemorámos o Dia da Alimentação procurando consciencializar os alunos para questões de nutrição e alimentação
Após explorarem uma receita e de descobrirem a sua estrutura, os alunos confeccionaram uma sobremesa saudável!
No J.I., os alunos preparam um bolo de frutos secos!






Além disso, os alunos do 1ºciclo aproveitaram para resolver situações problemáticas ligadas à receita e ficaram a conhecer o sistema digestivo.



sábado, outubro 16, 2010

Hora do Conto... Ler é sonhar!

A Professora Ana Paula despertou nos alunos do Jardim de Infância e do 1ºCiclo a capacidade de sonhar e imaginar! Contou a história "Gabriela e a Espreitadela", uma menina que adorava espreitar a vida dos vizinhos. Mas a curiosidade pode ser perigosa!

"Quando da última caixa de correio abriu,

da cabeça...


até aos pés,


com medo daquilo que viu,
toda ela se arrepiou
e das caixas de correio
nunca mais se aproximou..."

Os alunos foram convidados a desenhar o que teria assustado a Gabriela e a partilhar com os colegas. Mais tarde, deslumbraram-se com o resto da história.

 

terça-feira, outubro 12, 2010

Ser feliz em Segurança

No âmbito do Programa Escola Segura, o Agente Cabo Rui Rodrigues esteve na escola para sensibilizar os alunos para a educação rodoviária e promover competências que permitam viver em segurança.
Observaram o vídeo: "Ser feliz em segurança", debateram cuidados a ter na rua, em casa e na deslocação casa-escola/escola-casa e partilharam experiências.


quarta-feira, outubro 06, 2010

Os cem anos de República em Loures

Hoje, dia 4 de Outubro de 2010, comemorámos os cem anos de República em Loures.Pelas 9h45m, os alunos dirigiram-se ao refeitório onde assistiram a um powerpoint, que mostrava os acontecimentos e as músicas mais marcantes das diferentes décadas que abrangem o centenário. Simultaneamente, foram desfilando com roupas alusivas a essas mesmas décadas.Os pais deram "asas à sua imaginação"... os alunos brilharam com os seus fatos! Obrigada!