sexta-feira, janeiro 28, 2011

Dia Escolar de Não Violência e da Paz

Hoje celebrámos o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, no âmbito do Projecto " M=IGUAL?".

Em Assembleia de Escola, visualizámos o filme "É preciso paz nas escolas!" e reflectimos acerca da violência escolar.


Muitas vezes, somos vítimas,  de diferentes tipos de violência, não só física, mas especialmente psicológica.

BASTA DE BULLYING, DE AMEAÇA, DE SOLIDÃO, DE TIRANIA,  DE HUMILHAÇÃO, ... 

Precisamos de desconstruir estes comportamentos... de desmontar o puzzle... BASTA!

Faixa afixada na sede de Agrupamento, com os trabalhos realizados pelas escolas





quarta-feira, janeiro 26, 2011

Ida à Biblioteca...

Aguardamos, com alguma ansiedade, as quartas-feira. Sabem porquê?! É o dia em que a Prof.Ana Paula, a   professora Bibliotecária,  "está por nossa conta"!
Desta vez, preparou-nos uma actividade alusiva ao Dia Escolar da Não Violência e da Paz. A partir da exploração de um poema do livro: "O livro do Dias", propôs-nos que escolhêssemos um elemento que simbolizasse  a paz, para decorarmos uma árvore desenhada em papel de cenário.  Aprendemos imensa coisa!

Quando celebramos esse dia festivo? Porquê?
Desde 1964, comemora-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz no dia 30 de Janeiro. Tem como principal objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz.

Nesse dia 30/01/1948), Mahatma Gandhi foi assassinado. Considerado o pai da Índia, foi um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre todos as pessoas.

"Não existe caminho para a Paz, a Paz é o caminho!"




quinta-feira, janeiro 20, 2011

Faixa para o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Foi-nos proposto, pelo Agrupamento, no âmbito do "Dia Escolar da Não Violência e da Paz", o desenvolvimento de uma actividade em conjunto entre Pré, 1º, 2º e 3º ciclos. 
Deste modo, todas as turmas das escolas deverão elaborar um trabalho alusivo ao tema, construído em tecido,decorado pelos alunos com materiais à escolha e com mensagens ilustrativas.Estes trabalhos constituirão uma faixa gigante que será exposta na Sede de Agrupamento.

Nesse sentido, a nossa escola elaborou o seu trabalho/faixa, colectivamente, articulando J.I. e 1ºciclo. A faixa está dividida em 6 peças de puzzle.


Este trabalho pretende sensibilizar para a temática da violência na escola,  incidindo em  palavras-chave que deverão ser desconstruídas, de maneira a abolir estes comportamentos e incutir nos nossos alunos valores de cidadania e de respeito pelo "Ser".



Obrigada Pai Fernando pela sua Colaboração!

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia de Reis

Cantar as Janeiras é tradição! Apesar da chuva, percorremos algumas ruas de Fanhões cantando as Janeiras. Visitámos o Centro Paroquial de São Saturnino de Fanhões e a Junta de Freguesia.
Obrigada por nos terem recebido tão bem!
 








sábado, janeiro 01, 2011

Projecto Escola "Somos Cientistas"

Dia de Experiências... Ah pois é !!!

Realizámos mais uma experiência para explorar o comportamento dos objectos na água... desta vez com a Questão-Problema:

Como determinar a carga limite de um objecto flutuante na água?

Em 1º lugar, fomos questionados sobre o que aconteceria à bacia à medida que colocássemos objectos dentro dela. 
De seguida, executámos a planificação. Fomos colocando, sucessivamente, os objectos de carga. Verificámos que à medida que se vão colocando objectos no interior da bacia, esta vai imergindo, cada vez mais, na água, até que, ao colocar-se mais um objecto, esta afunda.

Concluímos que...

À medida que se vai enchendo a bacia com objectos, esta, embora tenha o mesmo volume, vai tendo uma massa cada vez maior. A carga limite da bacia representa-se pelo valor máximo da massa dos objectos colocados no seu interior, sem que esta afunde, acrescido da massa da própria bacia.