sexta-feira, março 23, 2012

A Páscoa chegou à escola!

Último dia de aulas deste período... Férias à vista!

Para assinalarmos este dia, em articulação com os professores das A.E.C., preparámos algumas atividades:

             "Jogo da Memória" (Música)


                                           " The Hokey Pokey Song" (Inglês)

 "Futebol Humano" (Exp. Físico-Motora)
          "Para reciclar, temos que separar!" 
            (estafeta e separação do lixo)

                                                            "Caça ao Ovo"

     "Dramatização "Corre, corre cabacinha"

Foi um dia em cheio!!! 
Boas Férias, descansem... Avizinha-se um período com muito trabalho!!!



Para brilhar, em jornalista vou-me tornar!

O ringue solarengo ambicionava pela chegada dos atores principais. E eis que chegaram Pais e Filhos de mãos dadas cheios de magia e sorrisos nos lábios. 
"Hummm... o que será que nos prepararam este ano? Sacos azuis, verdes e amarelos?! Pinos? Arcos?! Caixotes com lixo?!"
Com suspense no ar, a professora Maria João acolheu com simpatia todos os presentes e convidou os pais para participarem num pequeno, enérgico, lúdico e instrutivo jogo, sobre a separação do lixo, intitulado "Para reciclar, temos que separar!".
Jogo suado, neurónios queimados... Não foi fácil, isto de separar corretamente o lixo tem que se lhe diga, mas o nosso planeta agradece!
Foi, desta forma agradável e interativa, que sensibilizámos a comunidade para as questões ambientais.
No final, ouvia-se no ar "Pai, tu és o meu heroi!"





sexta-feira, março 16, 2012

Para reciclar, temos que separar...

No dia 19 de março de 2012, pelas 9h30m, vamos celebrar o Dia do Pai na nossa escola. Temos que preparar uma atividade para os pais... Mas o que havemos de fazer? Uma sessão de ginástica... um torneio de futebol... um concurso de tartes... Então, lembrámo-nos! Que tal desafiá-los para gastarem algumas calorias? É pouco! Que tal queimar alguns neurónios?  Vamos pô-los a pensar sobre... o nosso Planeta... e os cuidados que devemos ter para o proteger! Por isso, "Para reciclar, temos que separar!" e o jogo lhes vamos preparar.




terça-feira, março 13, 2012

Desfile de Carnaval

Folia.. folia... folia! A diversão chegou à escola! Mascarados de bombeiros, polícias, médicos, cirurgiões, enfermeiros, cantoneiros, jardineiros...  uma "palete" de profissões relacionadas com a saúde, higiene, segurança e ambiente.
Desfilámos alegre e entusiasticamente pelas pitorescas ruas de Fanhões. E que receção que tivemos! Bandeirolas à janela... A população aplaudiu, vibrou  e seguiu o cortejo.
Deixamos aqui um breve vislumbre da festa vivida ...

terça-feira, março 06, 2012

Vinda da escritora Laura Ferreira Rodrigues

No âmbito do mês da Leitura, recebemos a visita da escritora Laura Rodrigues que nos veio falar das suas obras: "Caiu um dente ao dragão" (JI e 1ºano) e "O feitiço da birra". Relembrou-nos os diferentes elementos que encontramos  na capa, contracapa e lombada de um livro; as diferentes etapas de escrita de um texto narrativo.
Nós colocámos algumas questões relacionadas com a escritora e com os seus livros e ainda aproveitámos para pedir para autografar os nosso livros.

Queres ficar a conhecer melhor a escritora?

Laura Rodrigues desde muito cedo apaixonou-se por lendas e histórias e considerou, em criança, como os seus melhores amigos os marcadores, os livros e o clarinete.
Aluna estudiosa e perseverante, ingressou em 1990 na Escola Superior de Educação de João de Deus, em Lisboa e terminou o curso de Educadora de Infância em 1994.
A partir desta data exerceu funções em diferentes estabelecimentos de ensino como o Externato Júlio Dinis, em Queluz, Jovi-Creche, no Cacém, entre outros, além de assumir outras responsabilidades profissionais como Orientadora de Estágio e Coordenadora Pedagógica.
Em 2003, sentiu necessidade de complementar a sua formação e para esse efeito ingressou no ISEC, onde concluiu a licenciatura.
Dois anos depois, em 2005, começou a colaborar com dois jornais regionais: “O Carrilhão”, em Mafra e o “Badaladas”, em Torres Vedras, para os quais produziu a página infantil e artigos temáticos dedicados a pais e educadores.
2008 constituiu um ano marcante com a criação do seu primeiro livro infanto-juvenil intitulado “O Feitiço da birra”, a que já se seguiu o livro “Caiu um dente ao dragão”, ambos aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura e o manual pré-escolar para crianças de 5/6 anos intitulado “Piratinhas navegantes”.
Casada e com uma filha reside no concelho de Mafra, rodeada de livros, marcadores coloridos e muitos, muitos risos!


Aqui ficam as fotos deste dia...











segunda-feira, março 05, 2012

Momentos de Leitura - PNL

Como já é hábito no nosso Agrupamento, vamos iniciar o Mês da Leitura com a atividade "Momentos de Leitura" que consiste na leitura de textos/obras, pelos professores, no 1ºdia desta iniciativa (5 de março) em todas as escolas do agrupamento. Os textos/obras selecionados para este ano abordam a temática cooperação e solidariedade, tendo sido as datas e temas definidos pelo PNL para todo o país:
- Salas de Jardim de Infância: Nadadorzinho de Leo Lionni;
- 1º e 2º anos: A que sabe a lua de Michael Grejniec;
- 3º e 4º anos: O aquário de João Pedro Mésseder