terça-feira, dezembro 07, 2010

Natal de 2010 - Um Natal Diferente

Em anos de crise temos a obrigação de levar o sentido do Natal mais longe. E se é verdade que as crianças têm direito a presentes, não é menos verdade que ajudar quem mais precisa é cumprir o que de mais essencial deve ter o Natal: a partilha…”(in Pais e Filhos, Maria Jorge da Costa)…
- Vamos oferecer carinho, tempo e comida!

Ser solidário “já não é uma opção, é uma «responsabilidade de todos nós». Infelizmente, quando associadas a este tema, as crianças surgem tradicionalmente como alvos desse tipo de acções e não como protagonistas que poderiam ser. (…) Não chega pensar-se que é bom ser solidário; é preciso praticá-lo. Como passar esse gosto aos mais pequenos? (…) O objectivo é que da contaminação de ideias se passe a acções concretas. Também aqui as crianças podem ter um papel activo (…). (in Pais e Filhos, Ana Sofia Rodrigues).


Neste sentido, a escola vai celebrar um Natal Diferente! Este ano, os alunos vão oferecer carinho, tempo e comida. Nestes tempos difíceis que se aproximam, queremos valorizar o Ser em detrimento do Ter. E que bem que nos vai fazer!
Assim, solidários com esta causa, vamos realizar as seguintes actividades:
  • Campanha de recolha de alimentos, até ao dia 17 de Dezembro, para entregar aos mais carenciados e a instituições de solidariedade;

  • Confecção de bolos e doces a partilhar com os utentes do Centro Social Paroquial de São Saturnino de Fanhões.

  • Recolha de canções de Natal e de poemas;

  • Visita ao Centro Social Paroquial de São Saturnino de Fanhões, onde os alunos vão oferecer um pouco do seu tempo e carinho; cantar canções de Natal, ler poemas e partilhar um lanche por eles confeccionado.

Acreditamos que crianças com Pais solidários mais facilmente incorporarão esses valores nas suas vidas! Não deixe de participar nesta recolha de alimentos.

Bom Natal para Todos!
Os Docentes



Sem comentários:

Enviar um comentário